DIA DE ÁFRICA, COMO CELEBRAR?

25 DE MAIO, DIA DO CONTINENTE AFRICANO!

Estamos a aproximar-nos ao dia 25 de maio, a data em que é comemorado o dia da África austral. Desde o ano de 1963, quando os líderes dos países africanos descolonizados se reuniram em Addi Abeba na Etiópia, para que, juntos criassem a Organização de Unidade Africana (OUA), com o objetivo de apoiar o processo de descolonização e a resolução de conflitos dos países africanos em guerra.

Por mais que esta data tenha um caráter bastante político, tem também um grande significado para todos nós como família africana. E é por esta perspetiva familiar que escrevemos este artigo, para sugerir algumas ideias de como celebrar este momento para si e da sua família.

Em África muitas tribos partilham a filosofia do “Ubunto” que significa “Sou o que sou pelo que nós somos”, e isto reflecte bastante a maneira como vivemos a nossa família e os nossos valores. É por este motivo que esta data deve ser celebrada em família.

A CULTURA TAMBÉM É EDUCAÇÃO

Faça questão que os seus filhos convivam e cresçam familiarizados com a sua cultura e saibam, desde tenra idade, que não importa onde cresçam, África será sempre o seu continente. E isto pode ser feito de maneira bastante subtil como por exemplo saberem que estão a celebrar um dia importante para África.

Não existe dia da família africana sem uma “patuscada”, não é verdade? Então, neste dia convide a sua família e aqueles que ama para um almoço especial em sua casa. Como será um almoço em homenagem ao continente berço não podem faltar na mesa os pratos típicos da nossa culinária, como Calulu de peixe/carne seca, o Mufete e a Moamba, e para a sobremesa desfrute dos nossos quitutes da terra como a paracuca, doce de coco ou quitaba. Se preferir algo mais refrescante pode sempre saborear um refrescante gelado de múcua que, verdade seja dita, sabe bem em qualquer estação, até mesmo o cacimbo.

A múcua que pode ser servida como refresco ou gelado. É uma fruta que tem muitos benefícios para a saúde, tendo já sido comprovado que ajuda na digestão, proteínas, sistema imunológico, açúcar no sangue, controlo de peso e saúde da pele.

NÃO SABE COMO FAZER? Nós ajudamos! Prepare um papel e caneta e anote tudo:

Ingredientes:

  • Múcua o quanto baste
  • Água
  • Açúcar

Modo de preparo:

  • Separe os caroços da fruta da fibra ao máximo que poder e leve a ferver em fogo brando. Vá mexendo com uma colher para ajudar o pó a dissolver todo na água até obter uma polpa.
  • Quando obtiver a polpa, coe e separe a polpa dos caroços. Ainda morno, acrescente o açúcar a gosto.

Leve a congelar, sirva numa taça e está pronto para saborear.

A APRESENTAÇÃO TAMBÉM CONTA

Apesente uma mesa temática, com os nossos traços e cores, ao invés de toalhas bordadas, invista em toalhas estampadas, ou mesmo em panos mais tradicionais da nossa cultura. Esmere-se também nos acessórios como: bases, copos, guardanapos, tudo o que pode compor uma mesa, para que esteja dentro do espirito de celebração.

Como já foi mencionado, o facto desta celebração ter um caráter mais político não significa que as crianças devam ser excluídas deste dia. O que nos diz em mudar a ordem dos acontecimentos neste dia? Primeiro faça alguma atividade com os mais pequeninos e depois festeje com os mais adultos.

VAMOS DAR UM PASSEIO?

África é, normalmente, associada à vida selvagem. Então, porque não aproveita esta energia e leva os seus filhos a uma visita a um parque nacional ver os animais? Temos uma fauna e flora bastante rica e não lhe faltarão opções dentro da diversidade turística existente nas nossas 18 províncias. Desde parques temáticos, cascatas e jardins botânicos. As grutas e praias da nossa costa podem ser também uma excelente opção. O Parque Nacional da Kissama pode ser uma excelente escolha. Este parque de safari mais próximo da capital de Luanda permite aos seus visitantes experienciarem a vida selvagem angolana e observar animais como: girafas, zebras, gnus entre outros.

Se preferir algo mais tranquilo e didático pode levar os seus petit’s a visitarem um museu para conhecerem um pouco mais sobre a história do seu país e continente. É sempre bom quando misturamos a diversão com a educação.

JÁ CONHECE O MUSEU DA MOEDA?

Este museu apresenta a história do dinheiro em Angola, desde o Zimbo até ao Kwanza. Aqui estão expostas as colecções de numismática e de notafilia do Banco Nacional de Angola e existem ainda à disposição alguns objetos de enquadramento e dispositivos audiovisuais que permitem aos seus visitantes conhecerem melhor o passado.

Este breve roteiro poderá ensinar aos seus filhos vários núcleos temáticos que focam os pré-monetários e outros meios de pagamento. Histórias de moedas singulares, a iconografia do dinheiro, a evolução da banca e ilustrações de notas. Tudo isto acompanhado de testemunhos pessoais sobre o papel do dinheiro na vida dos cidadãos angolanos.

E se isto ainda não o convenceu, dentro do museu existe a exposição de uma barra de ouro real, que pode ser observada por quem por quem faz esta visita. Os seus filhos já viram alguma?

QUER ALGO INESQUECÍVEL?

Que tal uma festa com temática vida selvagem? As festas não precisam de ser grandes para serem inesquecíveis, basta que tenham os pormenores certos. Uma mesa corrida com alguns elementos temáticos para criar o ambiente certo para o dia que estão a celebrar.

No fim deste dia lembre-se que o mais importante não é as crianças saberem o peso e o custo que esta data acarreta, mas sim que conheçam desde cedo a importância e que respeitem o dia em que se celebra o continente onde vivem.

FELIZ DIA DE ÁFRICA!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *