Cacimbo e Carinho

Cacimbo e carinho

O cacimbo é a segunda e mais curta estação do ano em Angola e para estes nove meses de calor um intervalo de fresco não poderia surgir em melhor altura.

Com este artigo queremos mostrar-lhe que a estação fria vai muito além de cama e preguiça e que pode ser muito bem aproveitada mesmo estando no conforto da sua casa e de como aproveitar cada segundo dentro dela.  

 

Cozy” é a nossa palavra-chave. Durante cacimbo, ao contrário do verão que tudo o que queremos é sair de casa, vamos mostra que estar dentro dela também pode ser um programa bem aproveitado e que tem óptimas opções para fazer fora do nosso lar doce lar.

O que traz o Cacimbo?

Por se tratar da época do ano associada ao aumento das doenças do sistema respiratório – como gripe, rinite, bronquite e constipações. Devido as alterações bruscas da temperatura, há baixa humidade do ar, o aumento da poluição atmosférica e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados, já que  uma vez que tende nesta época do ano as pessoas ficarem em ambientes mais fechados e pouco ventilados aumentando assim a transmissão de doenças bacterianas e virais.

Nestes momentos é importante que os pequenotes estejam sempre bem agasalhados, mas lembre-se mamã as nossas temperaturas mudam constantemente então é importante que sejam peças versáteis ou seja, não tão leves nem tão quentes ao ponto de derrete-los dentro das peças. De preferências roupas fáceis de trocar como casacos e sobretudos.

BANHO QUENTINHO

A hora do banho é um dos momentos complicados para as crianças por causa da sua saúde, o ideal  é que o banho seja realizado no período da tarde pois nesta altura a temperatura ambiente é mais quente, facilitando para que os pequenos não fiquem expostos ao frio nem correntes fortes de ar.

Quanto a temperatura da água o ideal é que esteja no mínimo morno e de preferência em torno de 30 graus. Se preferir pode juntar algumas bolinhas de espuma e outros acessórios para que o banho seja perfeito.

NAQUELAS NOITES FRIAS…

Como sabemos, o frio e a saudade de noite só pioram, e para mantermos as suas noites bem mais quentinhas deixamos aqui algumas receitas e uma playlist para poder disfrutar no seu cantinho do jeito mais aconchegante possível.

Caldo verde

Caldo verde

Um prato de origem portuguesa, o caldo verde é uma “sopa” que reúne a textura consistente da batata, com um fio de azeite, a textura tosca da couve-galega finamente laminada e a expressão dos sabores oriundos do alho e da cebola, intensos na medida certa. Como fazer?

Ingredientes:

    4 batatas médias

    1 tablete de caldo de galinha

    1 colher (sopa) de óleo

    1 colher (sopa) rasa de sal ou a gosto

    5 xícaras (chá) de água

    1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras

    1 linguiça calabresa defumada cortada em rodelas

Modo de preparo:

   Na panela de pressão, coloque a batata, o caldo de galinha, o óleo, a água e sal. Cozinhe por cerca de 10 minutos (começar a contar o tempo depois que a panela começar a chiar) até a batata desmanchar.

Em seguida, bata tudo no liquidificador. Acrescente as rodelas de calabresa e ferva.

Desligue o fogo e adicione a couve-manteiga. Na hora de servir, coloque um fio de azeite ou croutons.

Porém, um caldo verde perfeito termina com a simbiose da sopa com a rodela de chouriço, servidos numa tigela especial, depois de mexidos com a tradicional colher de pau. Tudo conta para o sabor final.

Chocolate quente

Chocolate quente

Não se fala de frio sem chocolate quente. Ele que é feito de um dos alimentos mais queridos do mundo, o chocolate com certeza agrada gregos e troianos e não poderíamos falar do cacimbo sem falar dele.

Ingredientes:

      2 xícaras (chá) de leite

      1 colher (sopa) de amido de milho

      3 colheres (sopa) de chocolate em pó

      4 colheres (sopa) de açúcar

       1 canela em pau

       1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:

      Em um liquidificador, bata o leite, o amido de milho, o chocolate em pó e o açúcar. Despeje a mistura em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver.

Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até obter uma mistura homogénea. Retire a canela e sirva quente.

Que tal incrementar no seu chocolate quente um pouco de chantili para terminar a apresentação, raspas de chocolate e canela em pó? Fica uma delícia!

Cacimbo

Tudo sabe melhor de barriga cheia e ouvir uma boa música enquanto saboreia sabores de cacimbo aqui deixado no conforto da sua casa.

Abaixo sugerimos-lhe algumas músicas que aquecem qualquer lugar, de tão reconfortantes que são:

·        Perfect — Ed Sheeran;

·        Loucos — Matias Damásio;

·        A Thousand Years — Christina Perri;

·        Yellow — Coldplay;

·        Tons de Azul — André Mingas;

·        Anda comigo ver os aviões— Os Azeitonas;

 

·        Cold Little Heart — Michael Kiwanuka. 

UM POUCO DE DIVERSÃO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM!

Normalmente quando falamos em frio a única coisa que nos passa a cabeça é ficar em casa enrolado(a) a uma manta, mas o cacimbo também pode ser divertido.

Porque não aproveita o conforto da sua casa e faz uma maratona de todas as suas series e filmes favoritos. Tem cenário melhor? Frio, sofá e pipocas?

 

Como diz Djavam “um dia frio, um bom lugar para ler um livro”, que tal aproveitar esse clima aconchegante e colocar em dia todos os livros atrasados da estante? Afinal, quem nunca comprou uma serie de livros mesmo antes de terminar de ler o outro?

Frio

Quer aventurar-se em um novo hobby? Aventure-se nas façanhas da cozinha? O cacimbo é uma estação perfeita para colocar em prática os seus dotes culinários com pratos como sopas, cremes, caldos, receitas com macarrão ou outros  clássicos de inverno: fondue e chocolate quente, entre outras receitas que aquecem o coração no friozinho.

MUDE A ROTINA

Graças a alteração do calendário escolar, pela primeira vez os miúdos poderão aproveitar as férias em pleno cacimbo, o que é ideal para uma viagem em família para a províncias como Malanje, Huambo e Huíla.

E, o que fazer nessas províncias?

 

Malanje: é uma província localizada ao norte de Angola e uma região que o levará numa viagem pela história. Com grandes atracções culturais, com fauna e a flora, com animais raros como a Palanca Negra Gigante e surpreenda-se com as forças da Natureza que são as quedas de Calandula. O município de Calandula tem um grande potencial turístico, motivo pela qual possui inúmeras unidades hoteleiras dispostas a ajuda-lo, mas se quer a nossa sugestão a pousada Quinta de Braganças tem uma grande aquisição turística, foi construída na década de 50, em local privilegiado, com vista para as Quedas de Kalandula.

Huambo: A província do Huambo está localizada no centro sul de Angola tendo como capital a cidade de Huambo. É nela que se encontra a Reserva Florestal do Kavongue, com uma área de 39 km, e a 20 km da capital está a incontornável Albufeira do Kuando, que tem uma rara praia no planalto, devida à Barragem do Ngove, com óptimas condições para natação, pesca desportiva e navegação.

Huila: Uma das mais lindas províncias de Angola, conhecida pela magnífica vista da Serra da Leba, no planalto montanhoso que separa a Huíla da província do Namibe. Rica em diversos pontos como a deslumbrante Serra da Leba cuja a estrada asfaltada sai do Lubango até a província do Namibe, a histórica formação geológica Fenda da Tundavala, o ponto de referência turística Cristo Rei, o Morro do Lubango com uma paisagem extraordinária, as Cascatas da Huíla, ou ainda o Parque da Nossa Senhora do Monte.

Huila: Uma das mais lindas províncias de Angola, conhecida pela magnífica vista da Serra da Leba, no planalto montanhoso que separa a Huíla da província do Namibe. Rica em diversos pontos como a deslumbrante Serra da Leba cuja a estrada asfaltada sai do Lubango até a província do Namibe, a histórica formação geológica Fenda da Tundavala, o ponto de referência turística Cristo Rei, o Morro do Lubango com uma paisagem extraordinária, as Cascatas da Huíla, ou ainda o Parque da Nossa Senhora do Monte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *