Yara Organizer

Petit Palais X Yara Organizer

No ano que transformamos as nossas salas em sala de aula, as mesas em escritórios, os quartos em sala de reuniões, os livros e computadores ocupam a mesa de refeições e os objectos pessoais se misturaram aos profissionais, ter uma casa arrumada e organizada tornou-se essencial.

Manter a casa organizada já era uma tarefa difícil antes mesmo da quarentena começar, agora é ainda mais importante que repensemos de maneira fundamental a utilização das nossas casas e que façamos o possível para deixar o ambiente o mais confortável e agradável.

Com as incertezas em torno da vacina, o provável é que o trabalho remoto ainda faça parte das nossas vidas e das nossas rotinas por mais algum tempo. E nada pior para a sua produtividade do que trabalhar em uma casa completamente desorganizada. A desorganização e a falta de harmonia não interferem apenas na estética do ambiente, mas também gera distrações, ansiedade e stress. Por isso, apesar da rotina complicada, a organização do tempo e do espaço físico são essenciais para que o espaço onde vivemos, onde tratamos dos alimentos, dormimos e agora trabalhamos, continue a ser útil para as suas necessidades e lhe traga benefícios.

Atenta as necessidades actuais de recolhimento, consciente do nosso papel enquanto criadores e impulsionadores de tendências e num momento em que estamos a diversificar a nossa oferta, a Petit Palais espera poder apresentar em breve uma variedade de produtos e soluções inteligentes, inovadoras e funcionais de organização e armazenamento, cuidadosamente selecionados para o inspirar a manter o seu espaço ainda mais organizado. E é aí que entra a nossa mais nova parceria na área de organização.

Yara Organizer

Este novo projecto surge em colaboração com a especialista em colocar «tudo no lugar certo», Yara Rosa. A presente parceria pretende capturar a sofisticação habitual da marca, ser referência e uma resposta aos desafios actuais do mercado e as necessidades dos nossos clientes que pretendam dar uma maior atenção aos seus espaços e adaptá-los para que tragam ainda um maior conforto (nomeadamente, a resignificação e maximização dos espaços). Ademais, Yara irá, regularmente, contribuir com os seus conhecimentos e expertise em workshops, consultoria em projectos de decoração (moveis planeados e items de arrumação), com artigos para o nosso blog e apresentar soluções simples e práticas, para que os nossos leitores possam deixar a sua casa e vida mais organizada.

Feitas as apresentações quisemos saber um pouco mais sobre esta área de trabalho e esclarecer algumas das dúvidas mais comuns. Nomeadamente, se a maneira como a pessoa lida com a organização está relacionada com a cultura de cada país? Porque a organização assusta e porque não sabemos fazer isso por simples intuição? Como ter a casa mais funcional e prática passando 24 horas dentro dela? E se existem rotinas ou práticas que se pode adotar nas crianças para que elas passem a ter o hábito de organizar as coisas?

Em conversa com Yara Rosa, falamos sobre organização e ela deixou algumas dicas de como começar, fazer e manter a organização em casa numa altura que ela se revela essencial.

Petit Palais: Na sua opinião, o angolano é por norma organizado?

Yara Rosa: Depende muito, De acordo com a minha experiência em organização eu diria que numa amostra de 100%, 30% são organizados e 70% não são organizados. Mas, isso é a minha opinião como Organizer.

PP: Porque acha que “arrumação” é uma palavra que assusta as pessoas, de pequenos a graúdos?

YR: Por norma nós os seres humanos temos medo de algo novo, porque achamos que vamos ter alguma dificuldade em adaptar-nos, principalmente quando não estamos habituados a fazer, ou quando vamos fazer algo pela primeira vez a tendência é ter medo e alguma insegurança. Se desde cedo ensinarmos e incentivarmos os adultos e as crianças a manter as coisas no lugar certo, como os brinquedos, no caso de crianças, quando chegar a hora de organizar os mesmos elas vão fazer com muita naturalidade e sem birras, porque já estão habituados a tal.

PP: Somos mais felizes quando somos organizados?

YR: Com certeza que sim, costumo dizer que não há sensação melhor que chegar a casa, depois de um dia longo de trabalho e encontrar a cama feita, ou mesmo de acordar e saber que posso usar uma blusa ou camisa que me lembrei dela ontem a noite e ao acordar ela estar visível no guarda-roupa. A organização traz harmonia. 

PP: Como surge a parceira com a Petit Palais?

YR: A parceria com a Petit-Palais surgiu quando entramos em confinamento. Após conversa com a Tatiana, vi a possibilidade de divulgar mais a profissão Organizer, em Angola. Em Luanda, ainda não se tem tanto o conhecimento do que faz uma Personal Organizer (Profissional da Organização), por ser uma profissão nova no nosso país, e acredito que esta parceria vai ajudar a passar este conhecimento para as pessoas. 

PP: Qual a diferença entre nós mesmos assumirmos essa obra ou contratar uma consultora de organização em parceria com uma especialista em design de interiores?

YR: Existe diferença entre uma especialista em design e uma personal organizer, mas estas duas profissões podem ter um casamento perfeito. A designer vai desenhar um closet e a Personal Organizer durante esta elaboração vai sugerir que o closet pode ter mais espaço para os vestidos de festa, porque ela já verificou que a cliente tem mais vestidos de festa, e quando o projecto estiver finalizado a Organizer vem colocar a cereja por cima do bolo ou seja, a cliente vai receber o closet com as suas coisas organizadas por um profissional em organização.

PP: Como as mães e clientes podem beneficiar ao contratar serviços deste tipo?

YR: Contratar uma Personal Organizer pode ser a chave para ter mais qualidade de vida e aumentar a sua produtividade e poupar tempo. Quantas perdemos tempo a procura de uma peça de roupa, simplesmente porque ela deveria estar na gaveta X e não sabemos onde esta ou não nos lembramos onde pode estar e perdemos tempo aumentando o stress acabando por começar mal o dia por falta de organização.

PP: Que tipo de informações base necessita quando inicia um projecto?

YR: O mais importante no início de um projecto é saber quais são as necessidades do cliente.

PP: Qual o principal erro que as pessoas cometem em termos de organização?

YR: Na minha opinião é não ter disciplina em termos de organização. Se existe uma cozinha, porque que temos que deixar a loiça, ou uma chávena de chá, no quarto? Existe um lugar para cada coisa e para cada coisa em lugar.

PP: Tem um método específico de organização? Qual?!

YR: Não tenho um método específico de organização, os nossos projectos de organização são personalizados, ou seja, cada cliente é um cliente e as necessidades e prioridades de um não é a mesma para os outros.

PP: Como e por onde começar?

YR: Devemos começar por uma visita Técnica (Visita de Avaliação) para analisarmos e compreender melhor as necessidades do cliente. Definir o tempo e matérias como organizadores ou mesmo pequenas obras e alterações necessárias para começar. Aí sim podemos começar a organizar.

PP: A Oprah tem um mantra para a organização: deite fora 2 items por cada nova compra.  A Marie Kondo diz que o importante na organização não é se concentrar em descartar, mas no que se quer manter e acredita que nos devemos desfazer daquilo que já não nos traz alegria. Qual o seu lema?

YR: O meu lema, é: tudo que temos em casa faz parte de uma família, e não há nada mais injusto que separar as famílias. Então, as calças de ganga devem estar com calças de ganga no mesmo lugar, as chávenas com chávenas, taças com taças, e por aí adiante – Tudo no lugar certo.

PP: Como decidir o que guardar, o que descartar e o que deitar fora? Que conselhos daria para os nossos leitores.

YR: Fazer descarte não é fácil, porque há objetos e peças de roupa que nos transmitem boas recordações, como as roupinhas do primeiro filho, aquelas calças tamanho 36 que temos a esperança de voltar a usar mesmo estando no tamanho 40, e a ideia de deitar ou de desfazer-nos dos mesmos nem sempre cai bem. Mas sempre podemos substituir 5 peças antigas por uma nova e o meu conselho é doar, o nosso pouco é muito para os outros.

PP: Muitas das nossas clientes são mães. Como recomenda o armazenamento de roupas e brinquedos de crianças crescidas?

YR: As crianças por norma são os que mais têm roupas para descartar, porque crescem muito rápido, quanto menos podermos armazenar melhor. Os brinquedos funcionam da mesma maneira, tudo aquilo que estiver partido ou incompleto, puzzle e jogos, temos que descartar. E a melhor maneira de guardá-los é em cestos abertos, abertos porque eles terão mais facilidade em tirá-los para brincar e para guardá-los também.

PP: Que rotinas recomenda que se faça com as crianças para que elas tenham o hábito de arrumar as coisas?

YR: É simples, ninguém gosta de ser mandado, vai depender um pouco da idade da criança, mas crie brincadeiras que incentivem arrumar os brinquedos. Cá em casa é assim: “Vamos brincar de arrumar eu coloco um brinquedo no cesto e ela coloca cinco.”

PP: Que dicas dá aos nossos leitores para manter a casa organizada na quarentena. Qual o segredo para manter a casa sempre organizada e manter cada objecto em seu lugar com filhos pequenos e o trabalho e ensino em casa?

YR: Disciplina e criar rotinas, se hoje eu peço as crianças para não deixarem os brinquedos ou roupas espalhadas pelo chão do quarto, Tenho que fazer disso uma rotina, com rotinas criadas e estabelecidas é muito mais fácil manter a organização, Relembrar que não existe perfeição, não tem como ter uma casa com crianças sempre intacta, desculpem mais isso é quase impossível, O importante é saber que assim que terminar de comer, tem que lavar os dentes ou para os mais velhos ajudar a tirar ou colocar a mesa. Rotina e Disciplina.

 A última pergunta é para os nossos leitores. Já fez ou está a pensar em organizar as coisas em sua casa? Fale connosco ou deixe o seu comentário. A Petit Palais X Yara Organizer esclarecem as suas dúvidas.


Texto @teampetitpalais

Edição @UNMA

Fotografia @amii.ao

*Formada em Gestão de Recursos Humanos e com vasta experiência em treinamentos direcionados, Yara Rosa dedica-se actualmente à organização profissional. É Mentora do Treinamento de Organização do Trabalho e parceira da Petit Palais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *